sábado, 19 de dezembro de 2009

Vidas e "Natalices"

- Fiquei "embasbacada"(palavra estranha, mas parece-me adequada à questão) com uma história q ouvi esta semana no local de trabalho. Uma colega construiu uma casa, em terreno dela isolado num qq canto da margem sul, com as suas próprias mãos. Ou seja, comprou tijolos, materiais de construção variados e deitou mãos à obra, literalmente. Tijolo após tijolo ergueu a casa onde vive, sozinha, apenas com ajudas pontuais para trabalhos mais minuciosos de acabamentos. Fiquei literalmente boquiaberta com a história, pensei q era brincadeira ou fofoca aldrabada, mas parece q não.
O q leva uma mulher, de pequena estatura e sem traços de "Hulk"(parece-me relevante a parte física dela nesta matéria) a abraçar tal trabalho hercúleo, sozinha, e repito, absolutamente sozinha, é para mim um mistério. Não interessa nada se a casa, ao q consta tb, está toda torta, com paredes irregulares cheias de relevo não propositadamente estético, pintada por ela com cores berrantes, chocantes e mal combinadas.
O ser humano é surpreendente!
___________________________________________________________________
O espírito natalício tomou conta das pessoas no bom e no mau sentido. Já se sabe, nesta altura do ano só se pensa em prendas, comida e família. Infelizmente há mts q não têm família e outros q tendo, não conseguem amenizar problemas e conflitos nem ficar em harmonia com os seus, e dps ouvem-se coisas como: odeio o Natal, não gosto de estar com a família por obrigação ou isto é tudo só para gastar dinheiro.
Pois eu acho q qdo se gosta das pessoas nunca é uma obrigação estar com elas, e detestaria de facto, sentir-me obrigada a estar com os meus se isso não me desse prazer algum. Ainda bem q não o sinto e q para mim esta época é apenas uma boa oportunidade de aquecer as noites frias de Dezembro e do inverno (q eu tanto "adoro") com boas conversas, boa comida, uns bons copos de vinho e gargalhadas em geral. Para além disso, ter o prazer de ver a alegria do meu pequeno ao abrir as prendas à meia-noite, só por si já vale a pena!
A também suposta obrigação das festas e jantares de Natal entre amigos ou colegas de trabalho, dá igualmente dores de cabeça a mta gente. Mas eu acho mesmo q essa mta gente não sabe é viver. Tanta coisa má a acontecer no mundo inteiro e queixam-se tanto de coisas tão fúteis. Se não apetece ir, com certeza conseguem arranjar boas desculpas, e eu conheço quem o faça bem, se não dá para arranjar desculpa, porque é o jantar da empresa com o big boss a ver se estão todos lá em fictício companheirismo, então entendam q a vida tem destas noites, menos interessantes se calhar, mas nada dramáticas comparadas com o resto dos dramas q todos os dias nos entram pela casa dentro, e por isso, relevem, bebam uns copos e daí a pouco tempo a noite já acabou!
Desculpem este desabafo, mas ontem ouvi uma conversa de mulheres na rádio, as nossas tb supostas intelectuais ou pseudo qq coisa, a falar de um modo tão enfadonho do Natal e das famílias q fiquei sinceramente desapontada. Ele era problemas pq era mta gente na mesa, pq dava trabalho para isto e para aquilo, pq era o consumismo q todos sabemos, pq os empregados tinham folga, ou pq não tinham empregados para fazer as coisas, ... por favor!
Mas alguém obriga alguém a comprar prendas? Se acham q é consumismo a mais (eu tb acho) então não comprem, reduzam, reusem, reciclem :) sei lá inventem. E tornem mais ineressante o q acham já tão desinteressante, mas deixem de se queixar de barriga cheia! Bolas!
Bom, e dps do desabafo, desejo um óptimo Natal para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário